Justificativa:

José Rubens Marques da Silva era conhecido como Binho Rondinelli, filho de Arquimínio Marques da Silva e Yolanda Lombardi da Silva, nascido em Sorocaba no dia 18 de março de 1951.

Foi casado com a Miss Sorocaba (1974) Miriam Regina Cimetta Marques da Silva com quem teve seus três filhos: José Rubens Marques da Silva Junior, Nara Roberta Cimetta Marques da Silva e Gustavo Henrique Cimetta Marques da Silva.

Segundo relatos de sua saudosa mãe, D. Yolanda, Binho sempre foi um menino inteligente, amoroso e muito travesso. Ela contava que uma vez, quando moravam no Largo do Rosário, viu uma movimentação na Praça e correu para ver o que estava acontecendo. Simplesmente se tratava de seu filho Binho que, com seus amigos, tinham pulado na fonte da praça o que era proibido. Binho sempre conquistava amigos pelo seu jeito simples de ser, autêntico e emotivo.

Ele e sua esposa Miriam eram pessoas com ansiedade de vencer, conquistaram muitas coisas juntos. Foram comerciantes e, sempre unidos, eram conhecidos pelos pastéis do Café Pastel.

Muitos sorocabanos se recordam das famosas queimas de fogos que aconteciam pelo Café Pastel na Avenida Afonso Vergueiro quando dos desfiles da cidade, quando Binho subia no telhado e preparava a queima de fogos tão esperada.

Contribuiu intensamente com o esporte em nossa cidade. Foi jogador, técnico e diretor da categoria de base do Esporte Clube São Bento, também foi jogador e diretor do futebol de várzea e fundador da Torcida do Barranco. Foi criador e diretor dos projetos sociais para crianças do São Bento.

Seu foco sempre foi a inclusão do esporte na vida das crianças, principalmente as que viviam em condições desfavoráveis. Seus projetos eram sempre com o objetivo de fomentar a disciplina e a prática de esportes em conjunto com a adesão dessas crianças na escola. Exigia que as crianças frequentassem a escola regular para que pudessem participar do projeto do esporte.

Periodicamente, Binho conseguia parcerias com seus amigos médicos e dentistas para avaliação de todas as crianças no dia do treino. Ele achava de extrema importância essa parceria pois havia crianças de todas as classes sociais e que nem sempre tinham oportunidade de passarem por uma avaliação médica e odontológica.

Sem dúvida, Nobres Colegas, o homenageado contribuiu muito com o desenvolvimento do esporte em nossa cidade, além de unir essa prática a objetivos sociais, razão pela qual contamos com o apoio para aprovação do presente Projeto.